português  
   
  
  contact   glossary   home page   
OK 
florestal santa maria
Vinheta



Send this page by e-mail.















Poderes recebem projeto REDD da Fazenda Santa Maria


Florestal Santa Maria - 14/06/2012



Destaque na produção agropecuária do país, Mato Grosso também avança para o desenvolvimento sustentável com foco na preservação ambiental. Com a implantação do projeto de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD), executado na Fazenda Florestal Santa Maria, em Colniza, região Norte, Mato Grosso dá exemplos de que é possível produzir preservando as riquezas naturais.





O sucesso do projeto REDD foi apresentado na manhã desta quinta-feira (14), no Palácio Paiaguás, ao vice-governador Chico Daltro (PSD) e ao presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD). Com a participação de especialistas ambientais das universidades Federal e Estadual (UFMT e Unemat), o proprietário da Fazenda Santa Maria entregou o projeto aos poderes e destacou o empreendimento, que é o primeiro do gênero em propriedade privada no Brasil e prevê a manutenção integral da floresta, numa área de pouco mais de 71 mil hectares.


Riva, que em 2009 propôs no Legislativo, um programa voltado ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), disse que o momento é histórico em função de mostrar que é possível preservar a natureza e levar melhorias às comunidades, inclusive, com a capacitação da mão de obra. Também pediu a realização de um seminário no início do segundo semestre para disseminar o projeto REDD.


“Este é um momento histórico em virtude da grande janela que se abre a partir desse projeto (REDD). A Fazenda Santa Maria deixa um grande legado ao Estado”, ressaltou. Riva considera que o pioneirismo da Santa Maria estimulará novas empresas a aderir ao projeto. Lembra que Mato Grosso tem feito seu dever de casa com a inserção de legislações que determinam a preservação ambiental, mas, que isso não justifica a demora, por exemplo, na liberação do manejo florestal.


“O manejo é extração da árvore madura, apta a ser serrada, pois tem vida útil e a floresta se recompõe. Mato Grosso fez legislação para isso, para gerar emprego e renda de forma sustentável. Um projeto como o REDD pode ser rentável e sustentável”, argumentou.


Rubens Forbes Alves de Lima, proprietário da Fazenda Santa Maria, destacou o trabalho em parceira que mudou a qualidade de vida da comunidade, dos funcionários e dos proprietários da fazenda. “O sucesso veio graças ao apoio dos poderes. Temos um grande plano de manejo sustentável com cerca de 25 espécies de madeira e todos os funcionários são registrados. A intenção é perpetuar o projeto, que não é para a geração que o desenvolve, mas à geração futura”.


Com a parceria, a produtora de alimentos Bunge, presente em 19 estados, se comprometeu a adquirir parte dos primeiros créditos de carbono a serem gerados pelo projeto. Também irá construir uma escola de ensino profissionalizante em Colniza. A UFMT também contribuiu ao realizar aulas práticas na fazenda. “O resultado trará grandes investimentos nas áreas educacional e ambiental”, frisou a prefeita da cidade, Nelci Capitani.


O gerente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Bunge, Michel Henrique Santos, disse que a grande vantagem é mostrar de maneira prática que é possível produzir e obter ganhos preservando o meio ambiente. “O projeto faz com que as florestas em pé sejam valorizadas”.


O vice-governador, Chico Daltro (PSD), disse que o Governo do Estado tem grande interesse no setor, pois ele aponta para a promoção do desenvolvimento sustentável nos próximos anos. Considera que esta é uma nova oportunidade de negócios e de projetos que podem avançar nas pesquisas de rentabilidade sustentável.


CAPACITAÇÃO – A escola profissionalizante vai capacitar os jovens que concluírem o Ensino Fundamental. Rubens Lima acredita que o projeto trás soluções práticas que podem contribuir com o Código Florestal.


MANEJO – Por meio do Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), a Florestal Santa Maria S/A trabalha com a venda de madeira tropical desde 2002 e estima gerar anualmente um milhão de unidades de carbono verificados (VCU´S), pelos próximos 30 anos. Situada em pleno arco de desmatamento, no bioma Amazônia, onde a pressão sobre a mata é muito grande, legalmente a fazenda poderia desmatar 20% da floresta para exercer uma atividade econômica. No entanto, optou por preservar 100% a mata existente, investindo no Pagamento por Serviços Ambientais– PSA, no qual se insere a comercialização de emissões evitadas, através do REDD.


A auditoria e a validação do projeto ocorrem de acordo cm a metodologia aprovada pela Voluntary Carbon Standart (VCS). As vantagens são inúmeras com o REDD: cria valor econômico para a floresta em pé; representa uma alternativa rentável para frear o desmatamento; promove no entorno do projeto, importantes co-benefícios socioambientais e contribui para a mitigação das mudanças climáticas.


Também participaram da reunião, o secretário de Meio Ambiente, Vicente Falcão; a reitora da UFMT, Maria Lucia Cavalli Neder; pró-reitor de Pesquisa da UFMT, Adinauer Tarquínio Daltro; Sandro Marostica, da Bunge; André Vivian de Souza, advogado e Warwick Manfrinato, engenheiro agrônomo.

Fonte: http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=205227&codDep=11




aerial photographs


Imagem Imagem Imagem Imagem

click on the images to open




Warning: mysql_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, null given in /services/webpages/f/l/florestalsantamaria.com.br/public/site/en/noticia.php on line 179

Warning: mysql_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, null given in /services/webpages/f/l/florestalsantamaria.com.br/public/site/en/noticia.php on line 182

Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, null given in /services/webpages/f/l/florestalsantamaria.com.br/public/site/en/noticia.php on line 189

Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, null given in /services/webpages/f/l/florestalsantamaria.com.br/public/site/en/noticia.php on line 189


see also

serviços ambientais - REDD e a preservação da floresta
florestal santa maria s/a - commitment to sustainability
atividade florestal madeireira - forest management plan
atividade florestal madeireira - logistical aspects of forest management
florestal santa maria s/a - mission and vision
serviços ambientais - REDD FSM Project
news - Florestal Santa Maria - Florestal Santa Maria’s Answer to the World Rainforest Movement’s Baseless Article of June, 2018
news - Florestal Santa Maria - FSM REDD Project is now registered in the Brazilian Environmental Agency (MMA)
news - Florestal Santa Maria - Bunge aposta na área de crédito de carbono
news - Florestal Santa Maria - Fazenda florestal na Amazônia aposta no comércio de carbono para preservar a mata
news - Florestal Santa Maria - Riva destaca PSA que será discutido no Rio + 20 nesta 4ª
news - Florestal Santa Maria - Projeto de fazenda florestal 100% preservada é apresentado ao Governo do Estado de MT
news - Florestal Santa Maria - Projeto de fazenda florestal 100% preservada é apresentado ao Governo do Estado de MT
news - Florestal Santa Maria -
news - Florestal Santa Maria - Projeto de fazenda florestal 100% preservada é apresentado ao Governo do Estado
news - Florestal Santa Maria - Fazenda de floresta em Colniza tem REDD aprovado
news - Florestal Santa Maria - Projeto de fazenda florestal 100% preservada é apresentado ao Governo do Estado
news - Florestal Santa Maria - Projeto que reduz desmate em 100% é apresentado aos Poderes
news - Florestal Santa Maria - Fazenda florestal na Amazônia vê no comércio de carbono alternativa econômica para manter a floresta em pé
news - Florestal Santa Maria - Fazenda aposta no comércio de carbono para manter floresta em pé
news - Florestal Santa Maria - Projeto viabiliza renda a produtor que preservou floresta nativa
news - Florestal Santa Maria - Projeto preservará 70.000 hectares de floresta em Mato Grosso, Brasil




back to the top  back to the top