inglês  
   
  
  contato   glossário   página inicial   
OK 
florestal santa maria
Vinheta



Envie esta página por e-mail.















história



A Florestal Santa Maria S/A é uma empresa de capital 100% brasileiro, proprietária da Fazenda Florestal Santa Maria, localizada ao norte do estado do Mato Grosso, no município de Colniza. Ela ocupa 71.713,9590 hectares de Amazônia Legal. Nessa área a empresa desenvolve um modelo de negócio que seja lucrativo e, simultaneamente, desenvolvido a partir de projetos que potencializem as possibilidades de uso não predatório da floresta. Nossa equipe de profissionais trabalha focada na preservação ambiental que, além de benefícios para o ecossistema e do entorno, é a fonte de resultado da empresa.

A filosofia que orienta o empreendedorismo da FSM vai de encontro às necessidades globais de redução imediata do desmatamento. Suas atividades se iniciaram em 2002 com a aprovação pelo Ibama do Plano de Manejo Florestal Sustentável.
Legalmente, a fazenda pode desmatar 20% da floresta para exercer uma atividade econômica, mas ela optou por abrir mão da prerrogativa e conservar a totalidade da vegetação do empreendimento.

Em 2009, a FSM deu inicio ao projeto REDD – Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação. A iniciativa representa uma quebra de paradigma por ser a primeira fazenda brasileira privada a implementar serviços ambientais sob forma de REDD. Essa iniciativa reforça o objetivo da empresa de manter toda a área da fazenda em forma de floresta em pé, ao preservar intactas as árvores e o ecossistema presentes na mata.

Todas as atividades da FSM, tanto as já implementadas como as que ainda estão em fase de prospecção, têm uma ação positiva direta na vida dos habitantes de Colniza, tanto pelo baixo impacto que suas atividades causam ao meio ambiente como pela estrutura administrativa que traz seus funcionários para a legalidade, respeitando as normas estabelecidas pela legislação trabalhista.

A empresa acredita que ter seus empregados registrados, mas vender madeira ilegal, e vice versa, inviabiliza a atividade. É assim que a FSM faz de sua atividade econômica um instrumento perpétuo de transformação social e preservação ambiental.





voltar ao topo  voltar ao topo